Responsável pela gestão e provimento
de recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades
de uma empresa, a Logística Empresarial coloca-se como fundamental no processo
administrativo das organizações, de modo que sua concepção organizacional
holística permite melhor desempenho no gerenciamento dos recursos materiais,
financeiros e pessoais.
O fato é que em tudo que envolve compra
e entrada de materiais, planejamento de produção, armazenamento, transporte e distribuição
dos produtos, monitoração de operações e gerenciando informações, a logística
está presente.
A
logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e
armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto da aquisição da
matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação
que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de
serviço adequados aos clientes a um custo razoável (BALLOU, 2001, p24).
Essa definição de logística de Ronald
H. Ballou, dado a sua abrangência, remete a concepção de atividade de alto
risco, visto que na administração logística é observada a possibilidade de furto,
roubo, dano, infiltração e sabotagem, ações criminosas que podem colocá-la em
cheque.
Esta constatação revela a importância da
organização trabalhar a análise de riscos, como também desenvolver um sistema
de segurança, e um plano emergencial, capaz de prever ou minimizar as ocorrências
antes apontadas, ou mesmo outras que por ventura venham a surgir, reagindo de
forma ponderada e assertiva.
Para a redução do lead time[1]
entre o pedido, a produção e a demanda, dentro do novo enfoque empresarial, a Logística
apresenta-se como direcionador do desempenho otimizado nas empresas, visto que
sua meta principal é reduzir custos e tempos, sem comprometer a qualidade dos
produtos e serviços, focando suas atividades na satisfação dos clientes.
A Logística tem sua atividade dividida
em dois blocos:
a) Atividades
primárias - transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos. De
acordo com Ballou (2011, p24) “estas
atividades são consideradas primárias porque ou elas contribuem com a maior
parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e
o cumprimento da tarefa logística”.
b) Atividades
de apoio – suportam as atividades primárias - armazenagem, manuseio de
materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informação. Na
visão de Ballou (2011, p25) “Apesar de
transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais
ingredientes que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens
e serviços, há uma série de atividades adicionais que apóia estas atividades
primárias”.
Muito obrigado e até a próxima postagem.
Bibliografia
BALLOU,
Ronald H. Logística empresarial:
transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo:
Atlas, 2011.
BERTAGLIA,
Paulo Roberto. Logística e gerenciamento
da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.
BOWERSOX,
Donald J.; CLOSS, David J. Logística
empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo:
Atlas, 2001.
[1] Tempo
decorrido entre o inicio do processo e seu término. O lead time está intimamente ligado ao contexto de produção.