sábado, 24 de novembro de 2012

Logística Empresarial



Responsável pela gestão e provimento de recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa, a Logística Empresarial coloca-se como fundamental no processo administrativo das organizações, de modo que sua concepção organizacional holística permite melhor desempenho no gerenciamento dos recursos materiais, financeiros e pessoais.
O fato é que em tudo que envolve compra e entrada de materiais, planejamento de produção, armazenamento, transporte e distribuição dos produtos, monitoração de operações e gerenciando informações, a logística está presente.
A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto da aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável (BALLOU, 2001, p24).
Essa definição de logística de Ronald H. Ballou, dado a sua abrangência, remete a concepção de atividade de alto risco, visto que na administração logística é observada a possibilidade de furto, roubo, dano, infiltração e sabotagem, ações criminosas que podem colocá-la em cheque.
 Esta constatação revela a importância da organização trabalhar a análise de riscos, como também desenvolver um sistema de segurança, e um plano emergencial, capaz de prever ou minimizar as ocorrências antes apontadas, ou mesmo outras que por ventura venham a surgir, reagindo de forma ponderada e assertiva.
Para a redução do lead time[1] entre o pedido, a produção e a demanda, dentro do novo enfoque empresarial, a Logística apresenta-se como direcionador do desempenho otimizado nas empresas, visto que sua meta principal é reduzir custos e tempos, sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços, focando suas atividades na satisfação dos clientes.
A Logística tem sua atividade dividida em dois blocos:
a) Atividades primárias - transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos. De acordo com Ballou (2011, p24) “estas atividades são consideradas primárias porque ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística”.
b) Atividades de apoio – suportam as atividades primárias - armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informação. Na visão de Ballou (2011, p25) “Apesar de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais ingredientes que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades adicionais que apóia estas atividades primárias”.
Muito obrigado e até a próxima postagem.
Bibliografia
BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2011.
BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.
BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.


[1] Tempo decorrido entre o inicio do processo e seu término. O lead time está intimamente ligado ao contexto de produção.