sexta-feira, 9 de maio de 2014

A Comunicação Corporativa e o Marketing Interno



     No Mundo Corporativo atual, no qual o Mercado revela tendências evolutivas complexas, trabalhar a imagem e a postura da empresa junto ao público interno, essencial ao enfrentamento dessa realidade, fica sob a responsabilidade do Marketing Interno, diretamente relacionado com a gestão de pessoas. No entanto, em razão do custo, as empresas buscam fazer endomarketing de massa, colocando os colaboradores no mesmo patamar, desprezando, por vezes, as estratégias e canais informacionais dessa ferramenta de gestão organizacional responsável por “vender” a instituição, para seus clientes internos.
     De fundamental importância em toda e qualquer organização, a comunicação se mostra, ao mesmo tempo, um grande desafio para os gestores. E, em que pese sua prática diária e corriqueira nos espaços organizacionais, boa parte dos problemas que as empresas enfrentam está relacionada a falhas nos sistemas comunicacionais, que afetam sua reputação e imagem. O consumidor especula sobre as marcas corporativas, seus produtos e serviços, daí o ditado: as empresas são o que os seus clientes pensam delas. Ademais, como afirma Peter Drucker “as empresas existem para atender as demandas da sociedade”.
     A ocorrência de ruídos ou distorções nas interlocuções entre os departamentos ou setores dos organismos empresariais, revela a inadequação das ações comunicacionais corporativas, e, eventualmente surgem situações conflituosas que extrapolam as fronteiras institucionais, e profissionais, alcançando a esfera pessoal. No entanto, o cenário não é de todo pessimista, estudos revelam que a evolução no campo da comunicação humana e suas disciplinas têm permitido que as organizações promovam modificações nos seus métodos de marketing, visando estabelecer um sistema consistente de comunicação.
    Os programas aperfeiçoados, focados na otimização do relacionamento empresa/cliente, contando com a assessoria de profissionais experientes e competentes, passaram a atuar num contexto mais amplo do Marketing, de modo especial, no Marketing Interno ou Endomarketing, que leva em conta aspectos relativos a cultura organizacional, missão, visão, valores e práticas de gestão. A Comunicação e o Marketing Interno, buscam alinhar os objetivos das organizações e das pessoas, de modo que esses últimos se sintam parte da daquelas, em vez de simples recursos operacionais.
     A empresa contemporânea não visa somente a produção de bens e serviços, mas, sobretudo, oportunizar uma ambiência e clima organizacional que permitam aos colaboradores sentirem-se satisfeitos e comprometidos com os interesses dela. A gestão de pessoas assim conformada, tem permitido o crescimento e a consolidação do endomarketing como estratégia de gestão, que longe de ser um modismo, coloca-se como excelente ferramenta de comunicação, com vários canais a disposição de líderes e liderados, que passam a compartilhar um ambiente organizacional produtivo, saudável e alegre.
     Muito obrigado e até a próxima postagem. 
Bibliografia

ALBRECHT, Karl. Serviços internos. São Paulo: Pioneira, 1994.
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Makron Books, 2000.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z:como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. RJ: Qualimark, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. São Paulo: Campus, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: um enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
COHEN, W.A. Marketing segundo Peter Drucker: lições estratégicas que revolucionaram os conhecimentos de marketing. São Paulo: Ed. M. Books, 2013.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário