segunda-feira, 5 de maio de 2014

Marketing Pessoal e a Entrevista de Emprego



     Num mercado de trabalho no qual predomina as tão difundidas competências e habilidades profissionais e de relacionamentos - relações interpessoais -; desejo (exigência) maior das organizações, saber apresentar de forma encantadora seu conteúdo, é fundamental para quem concorre a uma vaga.
     Em que pese discurso em contrário, na prática, as empresas buscam captar profissionais que, além do tão alardeado CHA, apresentem habilidade para a comunicação efetiva. Até porque, esses organismos empresariais reconhecem que boa parte de seus problemas organizacionais resultam de falhas comunicacionais ou da incapacidade humana de comunicar-se de forma satisfatória.
     Ferramenta de grande potencial, o marketing pessoal é uma estratégia promocional que visa ampliar as chances de contratação por intermédio da “venda” eficiente da imagem do postulante à vaga, influenciando a maneira como os selecionadores o veem. Certamente, boa apresentação de si mesmo, e de suas qualidades, não é tudo na hora de acertar a contratação: é preciso que o candidato preencha os demais requisitos que o cargo ou função exige.
     Por outro lado, não se deve desprezar a diferenciação que o marketing pessoal é capaz de produzir. No contexto atual, esse instrumento potencializador vem assumindo importância vital, pois possibilita que o candidato assuma uma postura mais adequada.
     Dentre as muitas qualidades ou características desejáveis a serem apresentadas na negociação entre candidato/empregador, a confiança em si - e no seu potencial de trabalho -, exposta de forma clara e objetiva, revestida de encanto, pode ser decisivo na hora de bater o martelo.
     Na questão relacionada ao momento da entrevista de emprego, estudos revelam, entres outros pontos importantes, que o candidato dever observar:
    a) Comunicação: falar o suficiente, e de forma clara, para que os entrevistadores entendam a sua mensagem. Ouvir sempre, atentamente: ouvir é mais importante que falar; 
   b) Adequação: pesquisar antes a empresa e ocupação pleiteada, procurando adequar seus talentos, e  comportamentos, às exigências organizacionais; 
    c) Aparência: não é tudo, mas é essencial. Vestir-se ou apresentar-se de forma apropriada à ocasião, faz a grande diferença. O exagero não causa boa impressão;
    d) Perfil: demonstrar perfil criativo e inovador, desperta interesse;
    e) Humildade: a arrogância e a agressividade são grandes inimigas das oportunidades;
   f) Pontualidade: chegar, pelos menos, meia hora antes da hora marcada para a entrevista, permite, aos selecionadores, uma observação preliminar. A postura assumida enquanto aguarda a entrevista pode ser decisiva para a contratação;
    g) Extroversão: ser agradável e atencioso para com as pessoas, não significa intrometer-se nos assuntos dos outros: cuidado.
   Sem sombra de dúvidas, muitos são os fatores que influenciam o processo seletivo nas empresas. No entanto, observar os itens antes listados em muito irá contribuir para a inserção daqueles que almejam uma colocação no mercado de trabalho. Sabe-se que muitas são as vagas disponíveis, mas poucos estão, de fato, preparados para ocupá-las.
     Muito obrigado e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário