sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Cargo e sua importância - organizações e pessoas

Quase sempre, nas relações profissionais, quando se é apresentado a alguém, de imediato indaga-se: qual o cargo ou posição que você ocupa na empresa? Essa postura revela a importância que o cargo ou posição tem para a estrutura funcional das organizações – e seu desempenho - e para as pessoas que nelas trabalham.
Portanto, o fato é que ao longo de toda sua trajetória profissional as pessoas sempre serão aplicadas nas organizações através dos cargos que ocupam ou ocuparão. Daí a grande preocupação dos gestores em alinhar as tarefas, atribuições ou funções que esses cargos comportam, com as características gerais do seu ocupante.
Sobre o conceito de cargo, é possível encontrar definições um pouco diferenciadas, no entanto, todos os especialistas concordam num ponto: o cargo está ligado a questões operacionais e adequado aos papéis profissionais.
Gil (1999) afirma que “pode-se definir cargo como um conjunto de funções definidas em determinada estrutura organizacional”. Já Chiavenato (2009) assevera que “o conceito de cargo baseia-se nas noções de tarefa, atribuição e função” e, num outro momento, o mesmo autor diz que o “cargo é composto de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa [...] que ocupa uma posição formal no organograma da organização”.   
De um jeito ou de outro, as definições apontam para a concepção que o cargo constitui-se numa unidade organizacional que contempla deveres e responsabilidades peculiares, o que revela sua distinção dos demais cargos na organização. E sua posição, no organograma, indica outros aspectos a ele relacionados: qual o nível hierárquico; qual é a subordinação; quem - e a quem - está subordinado e, por último, o departamento ou divisão a que pertence ou está atrelado.
Chiavenato (2009) estabelece distinção em entre tarefa e atribuição alegando que a primeira refere-se às tarefas simples, enquanto que a segunda requer maior intelectualidade por parte do ocupante para desempenhá-las. Por esse entendimento, fica assim definida a composição do cargo: a) tarefa - atividade individualizada, simples e repetitiva, executada pela pessoa que ocupa o cargo; b) atribuição - mesmo sendo atividade individualizada como a tarefa, é mais sofisticada, menos braçal e mais intelectual; c) função - se conforma na reunião de tarefas ou de atribuições, sistemáticas e reiteradas. Cabe ressaltar que no caso da função, pode ser exercida por pessoas que não ocupam cargos, de forma provisória ou mesmo definitiva.
Outra definição a ser conhecida está relacionada ao ocupante do cargo, que é a pessoa designada para desempenhá-lo, e do qual espera-se a execução satisfatória das atribuições que lhe são concernentes, subordinação a chefia, supervisão dos seus subordinados e responsabilidade.
Muito obrigado e até a próxima postagem.
Bibliografia
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano nas organizações. - 9. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
______. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas Organizações. SP: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Administração de Recursos Humanos: um enfoque profissional. SP: Atlas, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário