terça-feira, 1 de março de 2011

Aprendizagem Organizacional como fator de competitividade

Ao observar o panorama altamente competitivo do mercado, e a necessidade de desenvolver mecanismos e estratégias vencedoras, na oportunidade, decidimos por fazer breve comentário sobre a importância da aprendizagem continuada nas organizações como fator de competitividade, otimizador de desempenho humano e conseqüente elevador da lucratividade corporativa. Boa leitura!
Caracterizada como a capacidade por meio da qual as organizações buscam lograr êxito na sua missão, de forma diferencial em relação aos seus concorrentes diretos, seja por meio da atuação em grupo ou individual, a competitividade empresarial tem como base a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes – internos e externos -, revelando que no atual contexto do mundo dos negócios, ser competitivo é a única forma de sobreviver.
Desse modo, as estratégias adotadas pelas empresas para aumentar a sua competitividade, e obter maior lucratividade, buscam atender ao padrão de concorrência vigente no mercado específico. E nesse processo, as organizações precisam considerar a aprendizagem organizacional como um dos alavancadores de sucesso que possibilita às pessoas conduzirem alterações e inovações de forma continuada, tendo em conta que além de provocar o crescimento dos organismos empresariais, reflete positivamente na vida pessoal de seus colaboradores.
Nesse sentido, Idalberto Chiavenato (2004, p.470) sustenta que “a aprendizagem é a principal vantagem competitiva de uma organização. Ela conduz à criatividade e à inovação”. Com base nessa afirmação, pode-se inferir que mesmo se assemelhando a um produto, a aprendizagem organizacional, de fato, é um processo. E em razão de sua conformação como processo, não é de fácil identificação, ou dito de forma diferente, não se revela facilmente aos olhos de todos na organização. Na verdade, para ser transformada, efetivamente, em principal vantagem competitiva, é necessário instalar na ambiência corporativa uma mentalidade de aprendizagem continuada.
Nesse fato reside a importância desse processo, pois ao desenvolver mecanismos revolucionários e criar ambientes de aprendizagens que oportunizem maiores chances de sucesso organizacional, as empresas passam a compreender a necessidade e importância de experiências inovadoras e dinâmicas para o enfrentamento dos desafios que bloqueiam o seu crescimento.
Muito obrigado, e até o próximo encontro.


 Bibliografia

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações: edição compacta. 3. ed. rev. e atualizada. – 5. reimpr.– Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. 1. ed. – 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.

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