sábado, 2 de abril de 2011

PROGRAMAS DE TRAINEES

          De reconhecida importância para o mercado, e para profissionais em formação, os programas de trainee apresentam características que precisam ser conhecidas e entendidas na atualidade, de crescente globalização e alta competitividade. Em razão disso, optei por elaborar alguns comentários sobre o assunto, e para tanto, com base na teoria desenvolvida para a área e na troca de informações com outros profissionais da área de desenvolvimento humano, imaginei um cenário em que determinada empresa, de grande porte e de atuação nacional, publica anúncio ofertando vagas para trainee. Tal simulação oportuniza melhor entendimento, e abordagem, sobre a matéria. Boa leitura.  
VAGAS PARA TRAINEE
“Participe hoje do nosso programa de trainee e se torne nosso sócio amanhã”.
Processo Seletivo
·         Triagem dos currículos;
·         Testes on line;
·         Dinâmicas de grupo e entrevistas individuais.
Benefícios
·         Vale-transporte;
·          Vale-refeição;
·         Assistência médica e seguro de vida.
O treinamento específico, para os aprovados no processo, tem duração aproximada de quatro semanas.
Esse tipo de anúncio é facilmente encontrado no mercado, e representa a oportunidade do universitário ou recém formado, iniciar a carreira como um trainee e poder aprender determinada profissão, atuar nela, progredir, e ainda por cima, após alguns anos de trabalho, se tornar sócio. Por outro lado, mesmo que programas de trainee ofereçam, de fato, oportunidades, não são muitos os casos em que o profissional trainee consegue se tornar sócio, acionista ou ter uma participação maior nos negócios da empresa em que trabalha.
De modo geral, as empresas não mencionam a necessidade de experiência anterior, visto que o que elas buscam nos candidatos é potencial que possa ser desenvolvido através de seus programas. Assim sendo, quanto menos experiente o trainee, melhor para a organização, que poderá moldá-lo aos seus padrões de trabalho.
Dependendo da área em que o trainee será iniciado, como por exemplo, Auditoria Externa, o programa terá como foco a contratação de recém formados ou formandos nos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia. O que não significa que estudantes de outras áreas não possam ser aproveitados. Os das áreas que contemplam Engenharia, Física, Matemática etc., na prática, podem apresentar grande potencial para áreas que exigem raciocínio lógico. É o caso de programas de trainee das empresas de consultoria que atuam em instituições financeiras, por exemplo.
Outro aspecto dos programas de trainee é a exigência que algumas organizações fazem quanto à instituição formadora. Em alguns casos, são solicitados candidatos oriundos de universidades renomadas. O fato é que não se pode desprezar que a tradição, ou o nome da universidade, é de grande valia na hora de decidir por um candidato. Há casos específicos de empresas que o próprio sistema, automaticamente, faz a triagem dos currículos com a orientação para determinada instituição de ensino.
Por outro lado, não existe a garantia 100% que candidatos de determinada universidade, de renome, apresentem o perfil de exigências do programa. Em razão desse pormenor, os candidatos que não apresentem em seu currículo de graduação, ou de pós, uma grande instituição de ensino, não devem temer o processo seletivo, salvo quando a condição for especificada no anúncio. Até porque, de acordo com especialistas, alguns cursos têm apresentado qualidade, no mínimo, questionável.
Um fato a ser considerado nos programas de trainee está relacionado aqueles em que os candidatos devem residir fora de suas cidades de origem. Nesse caso, é preciso ponderar sobre questões como família - distanciamento -, moradia, alimentação, locomoção, ou mesmo a possibilidade de interrupção temporária dos estudos. Na maioria dos casos, as organizações procuram minimizar essas dificuldades oferecendo suporte, ou mesmo privilegiando candidatos da sua área de atuação.
Na maioria dos casos, a língua inglesa é exigência básica, assim como o domínio dos recursos da tecnologia da informática. Quanto a esses requisitos, cabe salientar que, quase sempre, a exigência é pelo domínio e não pelo conhecimento. No caso da língua estrangeira, se a empresa tiver negócios com países de língua espanhola, francesa, chinesa, russa, etc., a exigência será pelo domínio de mais de um idioma estrangeiro.
Também há situações que a organização tem como requisito a língua estrangeira, mas cria oportunidades para que o trainee se desenvolva nela enquanto participa do programa. Mesmo assim, não vale dizer que conhece o idioma sem dominá-lo. O dia-a-dia facilmente irá desmascarar o candidato.
Os entendidos em programas de trainee costumam afirmar que as empresas, em sua maioria, oferecem salários de mercado acrescidos de alguns benefícios como vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e seguro de vida. Até porque, de acordo com aqueles que se debruçam sobre a temática, o quantitativo - em dinheiro - não deve ser a preocupação maior do participante dos programas de trainee, mas sim, a experiência adquirida e as oportunidades geradas em razão do seu desempenho.
É consenso que essa etapa na vida do profissional trainee é a fase de investimento na carreira, logo, sua atenção deve estar voltada para a aprendizagem e para o seu desenvolvimento profissional, o que valeria, se necessário fosse, pagar para fazer parte dos programas de trainee.
Outro aspecto relevante é que o trainee goza de todos os privilégios legais, como previdência, férias, décimo terceiro salário e gratificações, já que ele se torna funcionário da empresa com registro em carteira profissional, e até mesmo participa do PLR das empresas que tem esse programa. Outras organizações disponibilizam bolsas de estudos para a realização de cursos variados, desde que relacionados com suas atividades.
Espero ter contribuído de alguma forma para facilitar o entendimento sobre os programas de trainee. Muito obrigado, e até a próxima postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário