sábado, 5 de fevereiro de 2011

RH e Autoconhecimento: o casamento perfeito.

     Muito se têm discutido sobre o RH, seu papel e sua importância nas organizações. Não só como meio de captação, aplicação e direcionamento das pessoas para o desenvolvimento de suas atividades laborais, diretamente associadas à produtividade, competitividade e consequente lucratividade, mas, também, como conjunto de técnicas e procedimentos capaz de proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas dentro das organizações - e fora delas.
     Nesse contexto, o autoconhecimento se conforma como ferramenta essencial, visto que por esse mecanismo de desenvolvimento da natureza humana, as pessoas potencializam seu conceito de  auto-estima, que varia em razão das situações e, de modo especial, em como nos sentimos em relação a cada um delas.
Portanto, através do autoconhecimento as pessoas se tornam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente e coopertativas, consequentemente, mais produtivas, o que aumenta as chances de sucesso e permanência das organizações num mercado altamente competitivo como o da atualidade.
     De acordo com José Diney Matos " O reconhecimento precisa vir de dentro, não de fora. E tem de ser compartilhado e festejado por todos, senão não vai passar de mais uma ilusão". O ser humano é múltiplo, complexo e apresenta uma enorme variabilidade. E para fazê-lo funcionar de forma eficiente e eficaz, é preciso entender conceitos relacionados à sua natureza, sentimentos, percepção, comportamentos e espiritualidade.
Muito obrigado, e até o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário